hábitos saudáveis hábitos saudáveis

5 hábitos saudáveis que você e sua família precisam ter

6 minutos para ler

Se você é uma pessoa que se importa com a saúde e que, em decorrência disso, costuma ter hábitos saudáveis em sua rotina, fique atento: alguns desses costumes podem não ser exatamente bons. Limpar os ouvidos com cotonete, estalar os dedos e ter higiene em excesso são exemplos de alguns deles que podem prejudicar o organismo e causar problemas futuros.

Por isso, é importante conhecê-los e mudar a rotina para não prejudicar a saúde. Já os hábitos que são de fato bons para o corpo, como dormir bem, ter uma alimentação saudável e fazer atividades físicas, devem ser incluídos no dia a dia para garantir uma vida melhor e mais longa.

Neste post, vamos mostrar os hábitos que parecem saudáveis, mas são prejudiciais e aqueles que realmente fazem bem para a saúde.

Confira!

Hábitos que parecem saudáveis mas são prejudiciais à saúde

Alguns hábitos podem parecer saudáveis e passam desapercebidos no dia a dia. Por isso, é importante evitá-los para que a saúde não fique prejudicada. Confira, a seguir, os principais hábitos que devem ser abandonados.

Limpar os ouvidos com cotonete

O nosso corpo produz cera naturalmente para manter os ouvidos protegidos, limpos e lubrificados. Qualquer tipo de sujeira, como grão de areia e poeira chega ao ouvido e fica preso à cera, impedindo que essas partículas cheguem ao canal auditivo.

Os movimentos constantes da mandíbula, como mastigar e falar, normalmente ajudam a mover, de dentro para fora da orelha, a cera que fica presa. Assim, o próprio corpo se encarrega de se livrar da cera, e a orelha (parte externa) deve ser lavada durante o banho.

Ao usar um cotonete, corre-se um risco de empurrar a cera para dentro do ouvido, em vez de retirá-la. Além disso, existe o perigo de causar lesões no canal auditivo ou perfuração do tímpano.

Estalar os dedos

Estalar os dedos é um hábito comum, pois serve para aliviar a tensão, principalmente nas articulações. No entanto, esse costume pode aumentar essa tensão, pois ao estalar os dedos, o espaço entre as articulações aumenta, já que os gases que se dissolvem no líquido sinovial (lubrificante natural) formam bolhas.

Mesmo assim, sabe-se que há uma sensação de relaxamento ao estalar os dedos, e é por essa razão que muitas pessoas fazem isso. Entretanto, o movimento é inconsciente, brusco e desequilibrado para as nossas articulações, podendo causar desgaste e fissura nos ossos.

Higiene em excesso

A higiene em excesso, principalmente na infância, faz mal à saúde, por interromper ou inibir a produção e ação dos anticorpos no corpo, o que altera a imunidade natural. Assim, crianças que lavam a mão constantemente não entram em contato com a natureza por receio de alergia e se privam do contato com agentes externos.

Por isso, elas apresentam menos resistência à vírus e bactérias do que aquelas que não têm preocupação com um excesso de higiene e limpeza.

Super hidratação

Beber água todos os dias é um hábito saudável que deve ser incorporado na vida de qualquer pessoa. No entanto, a super hidratação é bastante prejudicial, assim como a desidratação.

Isso porque se um indivíduo ingerir mais do que 3 litros de água por dia, ocorre uma queda no índice de sódio no sangue, que pode provocar vômitos, dor de cabeça, confusão mental e até mesmo insuficiência renal. Por isso, o recomendado é ingerir até 2 litros de líquido por dia, incluindo água, sucos, chás e frutas.

5 hábitos saudáveis que garantem uma vida melhor

Desconstruir hábitos que não são saudáveis e substituí-los por boas práticas pode auxiliar a ter uma vida melhor. Confira, a seguir, os principais hábitos saudáveis que você e sua família precisam ter.

1. Dormir bem

Repor as energias diárias com uma noite de sono de qualidade é fundamental. Embora o ideal seja dormir cerca de 8 horas por dia, o corpo de cada indivíduo necessita de um período de descanso diferente — alguns menos e outros mais.

Portanto, somente você será capaz de dizer quantas horas precisa descansar para se sentir realmente bem. Logo, para ter um bom descanso, evite alimentos estimulantes, como chocolate e cafeína, desligue os aparelhos eletrônicos antes de ir para a cama e mantenha o quarto escuro e silencioso. Com isso, é possível ter mais disposição para o dia seguinte.

2. Fazer exercícios físicos

Praticar exercícios físicos não é recomendado apenas para quem deseja perder peso ou ganhar massa corporal, mas também para aqueles que querem ter uma vida mais saudável. Ao melhorar o preparo físico, o corpo ganha mais disposição e afasta doenças como hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares.

Além disso, a atividade física libera o hormônio endorfina, que é o responsável pela sensação de prazer. Assim, busque por um exercício que seja ideal para você, como corrida, caminhada, musculação, natação, dança, entre outros.

3. Ter uma alimentação saudável

Outra condição que contribui para a nossa saúde é a alimentação balanceada. O abuso de alimentos ricos em açúcar, sódio e gordura saturada pode ser um gatilho para doenças como diabetes, hipertensão e derrames. Em contrapartida, alimentos ricos em fibras, proteínas, minerais e vitaminas podem trazer diversos benefícios para o corpo.

Por isso, como cada pessoa necessita de uma alimentação diferente, considerando a genética e o metabolismo, é muito importante procurar um nutricionista para que ele possa indicar a melhor dieta para você.

4. Não ficar sentado muito tempo

Quando permanecemos sentados por um longo período, o metabolismo pode se alterar e influenciar outros fatores, como repouso da pressão arterial e colesterol alto, que são indicadores da obesidade e outras doenças. Logo, para as pessoas que precisam trabalhar sentadas, o ideal é fazer exercícios de alongamento, o que auxilia no equilíbrio postural.

5. Ter momentos de lazer

Muitas pessoas vivem uma rotina estressante, seja por causa dos estudos, seja em decorrência do trabalho. Assim, é fundamental separar uma parte da rotina para relaxar e se divertir. O recomendado é utilizar esse tempo para se dedicar a algo que goste, como ouvir música, ver séries, jogar ou sair com os amigos.

Como vimos, manter os hábitos saudáveis e abandonar os ruins são muito importantes. Por isso, lembre-se de manter uma alimentação adequada, praticar exercícios físicos, dormir bem e evitar ficar sentado por muito tempo. Com isso, é possível ter mais qualidade de vida e bem-estar.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam esses hábitos saudáveis!

Posts relacionados

Deixe um comentário