o que é cartão pré-pago o que é cartão pré-pago

O que é cartão pré-pago e como ele é usado na saúde?

7 minutos para ler

Está cansado de levar um susto toda vez que a fatura do cartão de crédito chega? Conheça o cartão pré pago. Saiba que as dívidas com esse meio de pagamento podem comprometer as finanças da sua família. De acordo com o Indicador de Uso do Crédito, definido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, 33% dos brasileiros não sabem quanto gastam no crédito.

Esse número mostra que a facilidade do crédito ainda faz com que muitas pessoas gastem mais dinheiro do que têm disponível, incentivadas, inclusive, pelo alto limite oferecido pelos bancos. Nesse caso, controlar os gastos é uma das formas mais eficazes de acabar com o problema.

E para tomar as rédeas da sua vida financeira, que tal conhecer mais sobre uma nova modalidade de cartões que o ajudará a controlar suas finanças?

A seguir, saiba mais sobre o cartão pré-pago!

Entenda o que é cartão pré-pago

Como o próprio nome sugere, esse tipo de cartão precisa ser recarregado para ser utilizado. Ou seja, o usuário deve abastecê-lo com a quantia desejada antes de realizar alguma compra. Isso porque a transação só é aceita caso a pessoa tenha o valor necessário no cartão.

Nesse caso, o “limite” é exatamente a quantidade de dinheiro que consta no cartão, evitando o gasto além do que é possível ser pago. Assim, fica muito mais fácil controlar o quanto do seu dinheiro está sendo utilizado para fazer compras, por exemplo.

Uma das principais diferenças entre o cartão de crédito e o pré-pago é que o segundo não precisa de vínculo em instituições financeiras, como os bancos. Assim, o usuário fica livre para movimentar seu cartão quando puder e quiser, de acordo com o valor colocado.

De forma geral, o funcionamento é semelhante ao débito, mas na hora da compra, o cartão pré-pago deve ser utilizado na função de crédito — que corresponde ao valor disponível proveniente da recarga.

Vale ressaltar que já existem diversas empresas que oferecem esse serviço (inclusive bancos). O que deve ser observado na hora da escolha são as tarifas, que variam de uma empresa para outra.

Conheça as vantagens do cartão pré-pago

O controle de gastos, por si só, já é um ótimo motivo para aderir ao cartão de crédito pré-pago. Mas os benefícios não param por aí! É possível citar outros, como:

  • facilidade: ele não necessita de vínculos com bancos ou de contas específicas para ser utilizado, facilitando o atendimento ao cliente;
  • segurança: caso seu cartão pré-pago seja roubado, basta acionar a empresa e seu dinheiro estará seguro novamente. Além disso, usando-o em vez de ter o dinheiro em mãos, você diminui as chances de perdê-lo;
  • sem burocracia: como o cartão pré-pago evita novas dívidas, ele não precisa passar pela aprovação das instituições financeiras, sendo ideal para pessoas com dificuldade em quitar as dívidas do cartão ou que não conseguem ser aprovadas pelo sistema;
  • apenas crédito: na prática, o cartão pré-pago funciona como débito, então, qual a diferença? O cartão pré-pago permite que você o utilize para pagamento de serviços que aceitam apenas crédito, como é o caso da compra de aplicativos de entretenimento e passagens aéreas online. Assim, é possível controlar também esses gastos;
  • sem fatura: com o cartão de crédito pré-pago, você não precisa se preocupar com a fatura, já que tudo é tirado do valor que está presente no serviço. Assim, além de facilitar o controle financeiro, ainda é possível diminuir a quantidade de boletos a serem pagos no mês.

Como deu para perceber, as vantagens são inúmeras. E não é apenas quando falamos de lojas e supermercados que essa modalidade se torna interessante. Hoje, existem empresas que fornecem um cartão de crédito pré-pago para você cuidar da sua saúde, sem ter medo de se deparar com o valor final.

Saiba usar o cartão pré-pago no setor de saúde

Assim como todos os cartões pré-pagos, os que funcionam para atendimento da área de saúde também garantem um melhor controle de gastos, permitindo que apenas o valor recarregado no sistema seja utilizado. Dessa forma, pessoas que não têm plano de saúde podem ter acesso a consultas e exames de rotina de forma facilitada.

As vantagens desse tipo de cartão são inúmeras:

  • facilidade: com o cartão, pessoas que têm baixa renda ou que não podem pagar um plano de saúde familiar, no momento, conseguem consultas em médicos qualificados de forma mais fácil;
  • atendimento rápido: o cartão pré-pago traz a possibilidade de o usuário não ter que esperar meses para conseguir uma consulta ou um exame no sistema público de saúde, o que acontece em muitos lugares do país;
  • descontos: as empresas que oferecem esse tipo de serviço conseguem, ainda, fornecer atendimento com custo bastante reduzido e descontos na hora de comprar os remédios;
  • valor mais baixo: o custo de um valor pré-pago, mesmo com taxas de anuidade ou mensalidade (quando existem), tende a ser menor do que a quantia gasta com um plano de saúde pago mensalmente. Isso porque só há desconto no cartão, caso seja utilizado algum serviço. Caso contrário, o valor continua no sistema para uso futuro.

Aqui, vale ressaltar que o cartão pré-pago com essa finalidade não é a mesma coisa que um plano de saúde. No caso, sua função é facilitar os processos na hora de conseguir consultas ou realizar exames — o que, no sistema público, pode demorar bastante tempo.

Todas essas vantagens também fazem com que empresas de pequeno porte, que não conseguem pagar plano de saúde para seus funcionários, os beneficiem com o cartão pré-pago. Apesar de ter funções diferentes, ele facilita muito a vida do colaborador na hora de cuidar da saúde.

A Vai Bem é um dos exemplos de cartão pré-pago que as pessoas podem aderir. Com ele, os usuários conseguem descontos em consultas de diversas modalidades, assim como em exames e remédios.

São oferecidos três tipos de planos: o anual, o semestral e o recorrente. Assim, é só recarregar o cartão quando quiser e utilizá-lo nos atendimentos particulares de saúde.

Ainda é possível incluir cinco pessoas da família que também poderão utilizá-lo. Não há carência de contrato nem limite de idade para que seja feito o cartão.

Agora que já sabe o que é cartão pré-pago e como ele funciona para a área da saúde ficou interessado em adquirir o seu? Entre com contato com a Vai Bem para saber melhor sobre os planos e benefícios que o serviço oferece!

Posts relacionados

Deixe um comentário